The Hype Machine: o que é?

De forma bastante objetiva, é um site que reúne as músicas mais comentadas em blogs musicais e as disponibiliza para serem ouvidas gratuitamente. Para quem tem conta no site, ainda há a possibilidade de scrobblar – que é o armazenamento das faixas ouvidas à biblioteca da last.fm.

>Como funciona a seleção de blogs?

Após um “sério processo”, o hype machine seleciona os blogs que falem sobre música. Não são quaisquer blogs. Eles não podem parecer “forçados” ou como eles também dizem, citando Bukowski, “se isso não explodir de você, apesar de tudo, não o faça”. Ou seja, eles analisarão se um blog musical é ou não forçado. O HM também preza por blogs que acrescentem algo ao universo Hype Machine – entendam como quiser aqui. Eles não aceitam blogs de gravadoras, empresas, blogs com fotos de festa e nem mix de djs. Como vocês perceberam, não é fácil ser aprovado pelos padrões de qualidade Hype Machine.

>Posso fazer download pelo Hype Machine?

Não. Todavia, o site disponibiliza ao usuário a possibilidade de comprar a música através do Amazon ou iTunes Music Store

>Zeitgeist (Saúde!)

É um termo alemão que quer dizer espírito da época. Foi citado por vários românticos, mas ficou pop mesmo com Hegel. Para o Hype Machine, o zeitgeist é como se fosse um ranking musical. Como todo ranking musical aponta as tendências, o zeitgeist do hype machine, faz o mesmo, apontando as “bandas do momento”.

>As “bandas do momento”, geralmente, são bandas de rock?

Geralmente são bandas de indie rock. As mais underground, claro. Mas não é difícil achar, no entanto, bandas “mainstream”

>Minha banda pode aparecer no Hype Machine?

Não e sim. Não aparece diretamente, mas indiretamente através de blogs. Segundo o Hype Machine, o melhor método de fazer sua banda aparecer lá, é a divulgando em blogs que falem sobre o gênero que sua banda toca pois assim, aumenta a chance do dono do blog gostar da sua música, e então, por “livre e espontânea vontade”, divulgá-la.

Obviamente tem alguns outros detalhes que poderiam ser comentados nesse post, mas o essencial foi comentado.

 

That’s all Folks

Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário